Home / +Jogos / +Jogos: Senador da República cria emenda contra games violentos

+Jogos: Senador da República cria emenda contra games violentos

O senador da República, Eduardo Girão (Pode-CE) apresentou uma emenda ao PLS 383/2017 que visa  não considera como eSports jogos de caráter violentos no Brasil. Conforme o parlamentar, “jogo eletrônico que faça apologia à violência não é e jamais será esporte”. O plano inicial tem autoria do senador Roberto Rocha (PSDB-MA) e tem como proposito a estruturação do esporte eletrônico no Brasil e encontra-se na Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado. E a emenda debatida e avaliada pela mesa julgadora.

A emenda difundida por Eduardo Girão indica  adicionar um parágrafo ao Artigo 1º do PL (“A prática da atividade esportiva eletrônica obedecerá ao disposto nesta Lei”):

“Não se considera esporte eletrônico a modalidade que se utilize de jogo com conteúdo violento, de cunho sexual, que propague mensagem de ódio, preconceito ou discriminação ou que faça apologia ao uso de drogas.”

O objetivo desta emenda é dizer o óbvio: um jogo eletrônico que faça apologia à violência não é e nunca será esporte, pois seus conceitos não se comunicam. O mesmo se pode dizer da apologia ao consumo de drogas” – disse o senador, Eduardo Girão.

O presidente do Comitê Olímpico Internacional – COI, Thomas Bach também já deu declaração em 2018 a favor do veto de não considerar como eSports jogos violentos, “jogos de matar são conflitantes aos valores olímpicos”. Entrariam na lista de vetado, jogos de tiros como Counter-Strike: Global Offensive e Rainbow Six.

Thomas Bach, presidente do COI, se mostra opinião favorável à emenda.
Reprodução: Divulgação/COI/Alexander Hassenstein

O projeto teve parecer favorável da Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado em 2018. A proposta também quer estabelecer o Dia do Esporte Eletrônico no País que tem data sugerida para 27 de junho, dia da fundação da empresa de videogames Atari.

Comente com o Facebook

Sobre Josué Júnior

Graduando em Química Industrial na UFRPE, amante dos e-Sports, viciado em LoL e main Suporte. Me aventurando escrevendo para vocês.

Veja também

CS:GO: RED Canids anuncia fnx como novo jogador

Lincoln “fnx” Lau está de volta ao competitivo de Counter Strike. O jogador que já …